Nossos serviços

Qualificação Cadastral.

A qualificação cadastral - Cruzamento Nome/PIS/CPF/Data de nascimento, foi instituída pela Resolução do comitê gestor do eSocial Nº 4 de agosto 2015. O objetivo da qualificação cadastral é identificar possíveis divergências entre os cadastros internos das empresas, o Cadastro de Pessoas Físicas - CPF e o Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS, a fim de não comprometer o cadastramentoinicial ou admissões de trabalhadores no eSocial.

Adequação de processos.

Existem eventos no eSocial que serão enviados mensalmente como o caso da folha de pagamento. Outros serão enviados quando ocorrerem como o caso da admissão e afastamento. No caso da admissão, o eSocial deverá receber as informações da admissão do empregado. Estas devem ser enviadas até o final do dia imediatamente anterior ao do início da prestação do serviço. Já no caso de acidente de trabalho com afastamento, o prazo para a comunicação no eSocial varia:

Afastamento temporário de até 15 dias: comunicação até o dia 7 do mês seguinte à ocorrência

Afastamento temporário acima de 15 dias: comunicação até o dia 16º da a ocorrência

Afastamento temporário ocasionado pelo mesmo acidente (dentro de um prazo de 60 dias) que totalizarem mais de 15 dias: comunicação deve ser feita isoladamente no 16º dia de ocorrência.

Demais afastamentos: comunicação até o dia 7 do mês seguinte à ocorrência ou até o envio dos eventos mensais de remuneração a que se relacionem.

Isto significa que além de ter todas as informações no seu sistema de RH registradas no momento de ocorrência, estas devem ser formatadas no leiaute de admissão e enviado ao eSocial no prazo correto. Esta remessa deve ser realizada e monitorada pelo sistema de eSocial de sua empresa de forma automática para garantir que todo o processo saia a contento e não haja inconsistências na remessa, o que deixaria a empresa exposta fiscalmente a multas.

Plano de Ação.

Qualificação Cadastral de todos os trabalhadores.
Análise e entendimento do cenário atual.
Mapeamento dos processos atuais.
Interpretação técnica da legislação do eSocial.
Matriz de recomendações para adequação aos requisitos do eSocial.
Sugerir Adequação dos Processos para atendimento ao eSocial.
Implantação de controles para garantir a conformidade com a nova obrigação.
Impacto das mudanças sobre a cultura e os processos.
Apoios à configuração da tabela de rubricas e demais tabelas do eSocial.
Apoio e regularização de eventuais inconsistências na transmissão de arquivos ao ambiente do eSocial.

O desafio.

O desafio é a melhoria e adequação dos processos e rotinas do setor de Recursos Hmanos, Medicina e Segurança e Folha de pagamento, para atender a todo o projeto do eSocial.